quinta-feira, 26 de março de 2009

História do Nilo


O rio Nilo era a fonte de vida do povo egípcio, que vivia basicamente da agricultura.

No período das cheias, as fortes chuvas sazonais (junho a setembro), faziam o Rio Nilo transbordar, encobrindo grandes extensões de terras que o margeavam, mas também, este fenômeno fertilizava o solo ao depositar matéria orgânica (fertilizante de primeira qualidade) neste.

Além de fertilização do solo, o rio trazia grande quantidade de peixes e dava chances a milhares de barcos que navegavam sobre as águas fluviais.

Para o povo egípcio era uma verdadeira bênção dos deuses. Aliás, o próprio rio era tido como sagrado. O historiador antigo Herotodo fez conhecida a frase "o Egito é uma dádiva do Nilo" - idéia essa que causa a ilusão de que a prosperidade alcançada por esse povo se devia unicamente às condições naturais. Mas para o Egipto, o Nilo não era apenas um presente da natureza. Havia necessidade da inteligência, do trabalho, da aplicação e da organização dos homens. Após as cheias, as margens do rio ficavam cobertar por húmus - adubo natural, que dava ao solo a fertilidade necessária para o plantio. No tempo da estiagem, num trabalho de união de forças e de conjunto, os egípcios aproveitaram as águas do rio para levar a irrigação até terras mais distantes ou construir diques para controlar as cheias, protegendo o vale contra essas catástrofes terríveis. No período das cheias, os camponeses eram encaminhadas para as cidades, onde realizavam outros trabalhos que não a agricultura.

Com as cheias, desapareciam as divisas das propriedades agrícolas. Assim, todos os anos era necessário o trabalho do homem para medir, calcular, e isso ocasionou o desenvolvimento da geometria e da matemática.

4 comentários:

  1. eu quero o nome das tres estaçoes do rio nilo ,nao essa merda que nao presta pra nada

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo, me ajudou muito com a criação de um artigo sobre a classificação dos números em um site de um amigo meu neste link abaixo:
    http://xarlles.blogspot.com.br/2014/01/a-classificacao-dos-numeros-relacionada-ao-cotidiano.html

    Citei seu blog e o link dessa publicação como referência de leitura...

    Att, Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
  3. porque razão os egipcios criaram o hino do nilo?

    ResponderExcluir
  4. Oque eles faziam pra conter as cheias do rio Nilo ???

    ResponderExcluir